Ano Escolar: 1º ao 5º ano
Duração: 5 semanas compreendidas entre os dias 04 de março a 5 de abril.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO
• A Páscoa - festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
OBJETIVO GERAL
• Contextualizar o papel da comemoração da Páscoa como importância religiosa cultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conhecer o verdadeiro significado da páscoa;
• Identificar os símbolos pascais;
• Avaliar a importância de respeitar a cultura religiosa;
• Empregar estruturas ortográficas;
COMPETÊNCIAS
• Compreender a importância cultural da páscoa para algumas religiões;
• Desenvolver as habilidades de manipulação do computador para sua prática nas atividades propostas;
METODOLOGIA
• Aula expositiva dialógica;
• Leitura de textos pré-selecionados;
• Resolução de atividades sobre ortografia;
• Aplicação de mini aulas;
• Utilização de recursos instrucionais:
o giz, quadro para aplicação das atividades;
o apostilas com atividades extras para praticar ortografia;
o TV e dvd para atividades complementares do conteúdo, ilustrando o comportamento e época estudados;
o Computador, instrumento que será fundamental nas pesquisas, produção de textos e rico auxiliar no processo de alfabetização.
AÇÃO DIDÁTICA
Primeiro Momento
o Composta pela apresentação da site e por sua compreensão e interpretação.
o Pesquisa e leitura na internet sobre a Páscoa
o Pesquisar sobre os símbolos da Páscoa
o Algumas questões orais deverão guiar a discussão, tais como: O que é a Páscoa? Qual seu verdadeiro significado?
Segundo Momento
• Após é feita a pesquisa e leitura silenciosa pelos alunos e em seguida a inferência pelo professor. A compreensão e interpretação é feita de forma oral, guiada por questões como:
o Fazer uma lista de no mínimo 8 símbolos
o Fazer leitura e análise dos símbolos da Páscoa, seu verdadeiro significado;
o Praticar maiúscula, minúscula, acentos e sinais.
Terceiro Momento
• Feita a análise do texto, faz-se a avaliação, que consiste na elaboração de um pequeno texto que responda questões como “O que a Páscoa?”
o Elaborar uma resposta a partir do conhecimento prévio pela pesquisa na internet;
o Escrever sobre a reflexão feita sobre a Páscoa construindo um único texto:
o Ilustrar a produção de texto usando o caminho: INSERIR – FIGURAS – DO ARQUIVO
o Aplicar cores, itálico e negrito.
Quarto Momento
o Apresentação do trabalho sobre a páscoa no dia do momento cívico, através de apresentações dos alunos e exposição no telão das produções textuais produzidas pelos alunos.
HABILIDADES
• Aprimoramento das funções motoras
• Praticando a ortografia
• Hábito de leitura
• Atitude exploratória de pesquisa
• Conhecimento das funções básicas do programa de editor de texto do sistema operacional Linux
AVALIAÇÃO
• O aluno será avaliado pela sua participação nas atividades propostas pelo projeto, em atividades de verificação de aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa
http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/Pascoa/pascoa.htm
http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/significado.html
http://www.portaldafamilia.org/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml
http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/mensagens_simbolos.asp
http://www.brasilescola.com/pascoa/simbolos-pascoa.htm
segunda-feira, 8 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário