“O problema não é convencer, mas manter viva a idéia de que aquilo é realmente necessário...” Alberto S. Grimm
Ano Escolar: 4º e 5º ano
Duração: 5 semanas compreendidas entre os dias 05 de abril a 7 de maio.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO
· "Um país se faz com homens e livros" (Monteiro Lobato).
OBJETIVO GERAL
· Contribuir para a elevação do nível cultural dos alunos, através do incentivo à leitura, da promoção cultural e da produção de obras elaborados pelos alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Conhecer vários tipos de obras literárias inclusive as obras literárias virtuais ;
· Identificar diversos autores e suas obras;
· Avaliar as diferenças na estrutura das obras literárias;
· Empregar estruturas ortográficas;
· Praticar a leitura.
COMPETÊNCIAS
· Compreender a importância da leitura;
· Desenvolver a leitura e produção de textos;
· Desenvolver as habilidades de manipulação do computador para sua prática nas atividades propostas;
METODOLOGIA
· Aula expositiva dialógica;
· Leitura de variadas obras literárias;
· Produção de textos;
· Reescrita de textos após leitura de livro escolhido pelo aluno;
· Utilização de recursos instrucionais:
o giz, quadro para aplicação das atividades;
o apostilas com atividades extras para praticar ortografia;
o TV e dvd para atividades complementares do conteúdo, com filmes que contém histórias lidas;
o Computador, instrumento que será fundamental nas pesquisas, produção de textos e rico auxiliar no processo de hábito de leitura e no desenvolvimento da alfabetização.
AÇÃO DIDÁTICA
Primeiro Momento
- Questionamentos levantados pelo professor sobre o tema que guiará a projeto, tais como: Quais os tipos de obras literárias que os alunos conhecem? Qual a importância da leitura? Qual tipo de obra literária que eles mais gostaram de ler? Por que?
- Leitura na internet de algumas obras literárias virtuais.
- Pesquisar a biografia de autores infantis para conhecer suas obras e sua vida: Alina Perlman, Ana Maria Machado, Angela Carneiro, Eva Furnari, Lygia Bojunga Nunes, Marina Colasanti, Monteiro Lobato, Pedro Bandeira, Rosana Rios, Roseana Murray, Ruth Rocha, Sérgio Caparelli
Tatiana Belinky, Ziraldo
Segundo Momento
- Compreensão e interpretação de texto colhido da internet de forma oral;
- Desenvolvimento de reconto da história utilizando o editor de texto;
- Praticar ortografia (maiúscula, minúscula, acentos e sinais) de acordo com o ano escolar;
- Praticar a manipulação do computador.
Terceiro Momento
- Praticado, faz-se a avaliação, que consiste na produção de livros virtuais ilustrados.
- Escolha dos livros que irão para o BLOG da turma.
Quarto Momento
o Apresentação dos livros virtuais no momento cívico com breve apresentação dos alunos.
HABILIDADES
· Aprimoramento das funções motoras.
· Praticando a ortografia com atividades extras baseadas nas leituras feitas em obras literárias.
· Hábito de leitura de diversificadas obras literárias.
· Atitude exploratória de pesquisa de textos e biografias.
· Conhecimento das funções básicas do programa de editor de texto do sistema operacional Linux.
AVALIAÇÃO
· O aluno será avaliado pela sua participação nas atividades propostas pelo projeto e em atividades de interpretação e produção de textos.
BIBLIOGRAFIA
http://www.amigosdolivro.com.br/link_externo.php?url=http%3A%2F%2Fsitededicas.uol.com.br%2Fcinf.htm
http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/dialivro.html
http://sitededicas.uol.com.br/hi8_p1.htm
http://sitededicas.uol.com.br/conto_r18.htm
http://sitededicas.uol.com.br/hi6_p1.htm
http://sitededicas.uol.com.br/conto_r16.htm
http://sitededicas.uol.com.br/historias.htm
http://sitededicas.uol.com.br/conto_r22.htm
http://www.amigosdolivro.com.br/materias.php?cd_secao=524&codant=
http://autoresdeliteraturainfantojuvenil.blogspot.com/
http://bibliotecadinamicavirtual.blogspot.com/
0 comentários:
Postar um comentário